Separamos 5 dicas de como usar espelhos na decoração da sua casa, pois adoramos quando o assunto é arquitetura e decoração, e o espelho não podia faltar aqui.
Para quem achava que os espelhos só existiam para nos permitir retocar a maquiagem ou se ver no espelho do banheiro quando acordamos – esse artigo vai mudar totalmente sua forma de ver estes itens.
Ele é como um coringa porque é usado em grandes palácios ou até mesmo em apartamentos minúsculos, e seu bom uso nos surpreende que nem mágica.
É um item indispensável para quem procura funcionalidade e estilo.
Capazes de aumentar a sensação de espaço dos ambientes, promovendo uma maior iluminação, e até mesmo dando um certo toque de glamour, usar espelho como decoração é algo super diferenciado.

Reparem que a sala de espelhos em Versailles usou o espelho para duplicar o tamanho do ambiente. Na imagem podemos ver a direita as janelas ou portas, por onde entra a luz do sol, e a esquerda temos o mesmo desenho de janelas e portas mas não entra luz do sol pois são espelhos. Com isso quem passa por essa galeria e vê o reflexo nos espelhos acha que existem o dobro de pessoas no salão ou ainda, acham que estão vendo janelas por verem o reflexo dos jardins de Versailles.
Essa solução vai ser usada sempre nos projetos de decoração até hoje.
E o uso de espelhos pode ser acessível?
Claaaro!!!!
Podemos usar o espelho de diversos tamanhos e formatos, emoldurados e presos na parede, ou ainda apoiados no chão, ou também como rodateto, revestimento de parede, pequenos em cima de mesa, em ármarios…..

São infinitas possibilidades para casas grandes ou casas pequenas.
Existem projetos incríveis que usam espelhos nas fachadas das casas, ou ainda fazem uma piscina escura para que a piscina vire um espelho….coisa de mágico mesmo.

Aposto que irá querer fazer todas as dicas que separamos abaixo sobre como usar espelhos.
Espero que goste dos ambientes com espelhos que nem a gente. Comente e nos conte o que achou, no final deste post.
1. EXPANSÃO DO AMBIENTE:
Como falamos mais acima, uma das principais características dos espelhos na decoração é a capacidade de expandir os espaços.

Ao serem postos desde o piso ao topo do pé direito, em uma das partes da sala ou do quarto, você ganha uma nova dimensão para o espaço.

Idealmente, esta placa de espelho deve ficar perpendicular à entrada de luz natural;

2. MOLDURAS:
Outra moda que surgiu ainda nos anos 2000 e 2010 foi o uso dos espelhos em molduras.
Quer seja em banheiros, em salas, quartos ou perto das portas.
Essas molduras em madeira que circundam um espelho como decoração podem se fazer artigos bem charmosos para a sua casa, além de ser uma forma de criar contraste entre o material da parede e a limpidez do vidro;


3. ARMÁRIOS CAMUFLADOS:
Um armário pode ser, assim como, pode não ser uma peça interessante no seu quarto ou sala. Se você acha que o armário não está casando, que tal investir em um espelho como decoração para camuflar o armário?

4. AUMENTO DA LUMINOSIDADE:
O quarto é, sem sombra de dúvidas, o ambiente que tem mais amplitude de iluminação. Durante o dia, queremos que tudo esteja muito iluminado, confortável e visível. Durante a noite, aconchegante, escurinho e calmo. Para conseguir trazer essa amplitude, colocar espelhos ao lado da cabeceira da cama é uma ótima ideia, ou mesmo nas portas dos armários de roupa;


5. CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIA:
O que seria isso? Bem, seria a instalação de uma sequência de espelhos idênticos, lado a lado, criando uma faixa horizontal ou vertical, quase que imitando azulejos em sua parede. Estes, conseguem dar um aspecto bem moderno e diferenciado ao ambiente.



QUAIS OS LIMITES DO USO DE ESPELHO COMO DECORAÇÃO?
Mesmo que usar o espelho como decoração pareça ser uma atitude bem coringa, é necessário ter cuidado. O uso dos espelhos pode ser uma faca de dois gumes quando falamos na iluminação, que foi tão abordada mais acima, ou mesmo nos ambientes muito coloridos, para que não fique com um espaço dotado de informação demais.
Por exemplo, se colocamos um espelho bem de frente ou ao lado de uma luminária, acabamos ganhando uma segunda luminária, que pode deixar o espaço bem poluído e atordoante de tanta iluminação e informações.
Quando falamos nas cores, o problema pode ser o mesmo. Se um objeto de decoração está na frente do espelho, ele poderá ser duplicado ou até triplicado, a depender do ponto de vista. Espelhos, portanto, devem sempre ficar em cantos mais neutros da casa, para que você não faça com que sua casa se torne um verdadeiro parque de ilusões.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como usar os espelhos como decoração. Esperamos sua visita por aqui logo logo para mais dicas como estas. 🙂