Sempre gostamos de manter plantas em casa, além de trazer harmonia, a jardinagem é algo incentivado por aqui.
Mas todo cuidado é pouco quando temos um gato ou cachorro em casa, e algumas plantas podem causar intoxicação grave nos bichinhos.
Algumas plantas tóxicas são naturalmente repulsivas aos animais (elas possuem gosto muito amargo, por exemplo).
Mas não podemos confiar 100% no instinto do animal quando o assunto é sua saúde e vida, por isso, todo pai/mãe e pet deve saber quais plantas são prejudiciais e evitá-las ao máximo de ter em casa.
Você deve ter atenção especial quando trouxer uma nova planta ou novas flores para dentro da sua casa.
Fique em alerta também com as plantas da área externa da sua casa, a lista de plantas outdoor que fazem mal para os animais é extensa também.
Se você suspeitar que seu animal de estimação está sofrendo com algum tipo de intoxicação, ligue imediatamente para uma clínica veterinária.

Costela-de-Adão: Em alta na casa e padrão de decoração, a costela-de-Adão pode fazer muito mal para seu cão ou gato. Os sinais clínicos de intoxicação incluem irritação oral, queimação intensa, irritação da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômitos e dificuldade para engolir.
Aloe vera (babosa): Excelente planta para se ter em casa, cicatrizante natural muito conhecido, o Aloe vera é extremamente benéfico para os humanos. Mas pode causar vômitos, depressão, diarréia, anorexia e tremores em cães e gatos.
Lírios: Lírios são populares em buquês e são vistos com frequência dentro de casa. Todos os tipos de lírios causam algum tipo de irritação na boca e garganta, especialmente nos gatos. Mas alguns podem ser fatais, como o lírio asiático da foto. Os sintomas de intoxicação incluem salivação em excesso, vômito e dificuldade em respirar (raro). Mas se ingerir Lírios tóxicos os sintomas são mais fortes e incluem vômito, anorexia, falência renal e em alguns casos até morte. Para saber mais sobre lírios e gatos, clique aqui (em inglês).
Dracena: A dracena é uma planta de fácil manutenção e próspera até mesmo em condições pouco favoráveis com pouca luz. No entanto, eles bem são tóxicas para cães e gatos. Ela possui uma substância chamada saponina que quando ingerido, pode causar vômito (com ou sem sangue), perda de apetite, depressão e aumento da salivação. Gatos que já comeram dracena podem exibir pupilas dilatadas.
Jiboia: Planta domésticas muito popular e resistente, de fácil manutenção as jiboias se dão bem em qualquer ambiente. Elas possuem ráfides, que são pequenos cristais em forma de agulha que podem causar queimação e irritação dos lábios, língua e boca; baba excessiva; dificuldade em engolir e vômito.

Jade: Esta planta decorativa pode causar vômitos e pressão baixa em cães e gatos. Outro efeito tóxico e mais difícil de detectar é a depressão!

Begônias: Comuns em vasos e de fácil acesso, as begônias podem causar irritação oral, queimação intensa e irritação da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômitos e dificuldade para engolir em cães e gatos. O caule são mais tóxicos que as flores.